foto 1.JPG

Convidamos todos os colegas interessados a preparar resumos relacionados com os temas acima referidos, para comunicações orais ou na forma de painel. Detalhes sobre a forma e normas para apresentação de resumos serão enviados na segunda circular.

Solicitamos a V/ colaboração, se possível, na difusão desta circular. Esperamos a V/ participação ativa no XII Encontro Internacional de Fitossociologia, que contribuirá certamente para fortalecer a estreita colaboração ibérica a que já nos habituámos ao longo de várias décadas, a qual contribuiu inequivocamente para uma sólida divulgação e consolidação dos contínuos progressos da Ciência da Vegetação.

Datas e Local

Local: Escola Superior Agrária de Castelo Branco, Portugal

Coordenadas: 39,82159| -7,46126

Datas: 6, 7 e 8 de setembro de 2022

Como chegar até Castelo Branco

Automóvel: a principal ligação é a auto-estrada A23 (litoral e norte) e IP2 (sul).

Comboio: A estação de comboios localiza-se no centro da cidade, na Praça Rei D. Carlos. Coordenadas: 39.817832|-7.491757. Mais informações: https://www.cp.pt/passageiros/pt/consultar-horarios/estacoes/castelo-branco

Avião: o aeroporto de Lisboa é o mais próximo.  A partir de Lisboa há ligação por transportes públicos, comboio e autocarro. Mais informações: https://www.aeroportolisboa.pt/en/lis/home

Alojamentos

Sugerimos que consultem o link do XII Encontro Internacional de Fitossociologia onde iremos atualizando informação sobre os alojamentos no âmbito deste evento.

Abaixo indicamos alguns possíveis alojamentos, com os quais já estão acordados preços especiais que foi possível ajustar no âmbito deste evento, pelo que, aquando da reserva deverá ser referida a participação no XII Encontro Internacional de Fitossociologia.

Hotel Rainha D. Amélia ****, Rua Santiago 15, 6000-179 Castelo Branco

geral@hotelrainhadamelia.pt

Hotel Meliã Castelo Branco ****, Rua Da Piscina S/N, 6000-776 Castelo Branco

meliacastelobranco@meliaportugal.com

Residencial Horta D’ Alva ***, Rua Eng. Frederico Ulrich Nº40, 6000-223 Castelo Branco

residencial.hortadalva@hotmail.com

O valor da inscrição inclui a excursão geobotânica, pausas para café, almoços, jantar de encerramento e/ou Certificado de Participação e/ou Certificado de Apresentação de Comunicação.

Inscrições e pagamentos:

Estimados colegas,

Vimos comunicar que nos dias 6, 7 e 8 do mês de setembro de 2022 será realizado o XII Encontro Internacional de Fitossociologia, organizado pela Associação Portuguesa de Ciência da Vegetação (PHYTOS) em parceria com a Sociedad Española de Geobotánica (SEG). Decorrerá nas instalações da Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESA) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), contando também com o apoio da Société Française de Phytosociologie (SFP), do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento (DPAO) da Universidade de Évora, do Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF) do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, do Centro de Estudos Geográficos (CEG) e Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, do Departamento de Geografia e Turismo (DGT) da Universidade de Coimbra, da Câmara Municipal de Castelo Branco, do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBPBI) e do Geopark Naturtejo (Geoparque Mundial da Unesco).

O XII Encontro terá a duração de 3 dias: dois dias destinados à apresentação de conferências, comunicações orais e painéis. No terceiro dia será realizada uma excursão geobotânica à serra da Gardunha.

O tema principal do XII Encontro Internacional de Fitossociologia será “A Ciência da Vegetação aplicada à gestão, conservação e restauro ecológico de habitats”, considerando os desafios atuais relacionados com a valorização dos serviços de ecossistemas e a conservação da biodiversidade a diferentes escalas espaciais, assim como as ameaças que afetam o nosso património natural, nomeadamente alterações climáticas, incêndios florestais e alterações no uso do solo).

Pretende-se destacar a relevância da Ciência da Vegetação na definição de metodologias e critérios de decisão que otimizem a gestão, conservação e restauro dos ecossistemas, bem como na preservação da biodiversidade e dos serviços que lhes estão associados.

Considerando o tema proposto, a Comissão Organizadora do XII Encontro receberá contribuições desenvolvidas no âmbito das seguintes áreas temáticas:

• Bioclimatologia

• Biogeografia

• Taxonomia e nomenclatura botânica e fitossociológica

• Modelação e avaliação de impactes das alterações climáticas

• Serviços dos ecossistemas

• Invasão por plantas exóticas

• Resiliência e recuperação pós- fogo

• Alterações nos usos do solo e dinâmica da vegetação

• Conservação da biodiversidade

• Cartografia de Vegetação

• Restauração e monitorização de habitats